quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Etanol no centro das atenções

Primeiro foi a queda na safra, depois as notícias sobre maior alta de preço dos últimos oito anos, expectativa de quintuplicação das importações e avanços sucessivos da Petrobras em direção ao mercado de etanol brasileiro puxaram o combustível para o centro das atenções nesta semana. Os principais destaques de hoje, você lê na Newsletter NN desta terça-feira. Aqui, preferi trazer a tentativa do Governo Federal de garantir a rentabilidade da cana direcionada à produção de etanol e, mais uma vez, a entrada em cena do BNDES aliviando gargalos na indústria:

Folha, Mercado - Ana Carolina Oliveira, Sofia Fernandes
Com o objetivo de estimular a produção de etanol e evitar a falta do combustível, o governo deverá anunciar nos próximos dias a redução de tributos para as indústrias produtoras de álcool. Segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, haverá a redução de PIS/Cofins na venda de cana destinada somente para a produção de etanol. Essa medida já vale para as empresas de cana produtoras de açúcar, disse ele. O governo também vai abrir linha de financiamento para renovação e para novas áreas de cultivo de cana.
Segundo Bertone, esse financiamento terá taxas de juros mais baixas. Para financiar a estocagem, a taxa de juros será de 7% ao ano e os recursos serão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Banco do Brasil. A Folha apurou que, para liberar o crédito, o governo exigirá das empresas contrapartidas no sentido de reduzir custos e modernizar a produção da cana. A tendência é que os produtores assinem um termo de compromisso assegurando que irão investir mais em modernização das lavouras, otimizando o processo de plantio, fertilização e colheita. O diagnóstico do governo é de que as lavouras brasileiras estão tecnologicamente defasadas, precisam reduzir custos e melhorar a qualidade da cana plantada.
Notícias sobre exploração off-shore, energia, mercado, petróleo e gás? Cadastre-se na Newsletter NN!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...