sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O boom do jornal impresso


Sempre que um novo meio de comunicação aparece, automaticamente decreta-se o fim de um tipo de mídia anterior. Foi assim quando o império das comunicações era ditado pelos jornais impressos e se viu ameaçado pela chegada de um novo tipo de meio – o rádio. Até então, a tendência era saber das notícias com no mínimo dois ou três dias de distância do acontecimento. Com a chegada da internet e logo depois com as mídias sociais, os jovens com certeza iam aderir a tecnologia, e com o tempo o jornal impresso iria sumir das bancas nas esquinas de nossas casas. Mas semana passada, uma pesquisa mostrou que não é bem assim.

Segundo o Instituo Verificador de Circulação (IVC), no primeiro semestre de 2011 a circulação auditada de jornais no Brasil foi recorde: 4,4 milhões de exemplares diários.  O jornal de maior circulação no país é a Folha de S.Paulo, que registrou alta de 5% no período e publica em média 306 mil exemplares por dia.  Na sequência aparecem o jornal Super Notícia (302 mil), O Globo (264 mil), O Estado de S.Paulo (253 mil) e o Extra (236 mil). Considerando também os jornais não auditados (o Brasil tem 652 jornais diários), a estimativa é que sejam mais de 8 milhões de exemplares de jornal por dia.

Como se estima que cada jornal é lido por cerca de quatro pessoas, são mais de 32 milhões de leitores diários no Brasil. De 2004 ao primeiro semestre de 2011, a circulação de jornais cresceu 32,7%. No relatório divulgado, foi considerada toda a circulação paga verificada pelo Instituto. O órgão sem fins lucrativos fornece dados sobre tráfego na internet e circulação de meios impressos. É formado por anunciantes, agências de propaganda e editores. Diários com preço de capa até 99 centavos foram os que mais venderam, com aumento de 12,9%. Em seguida, com 5,1%, cresceu a venda de exemplares avulsos. Além disso, as assinaturas de jornais também foram valorizadas em cerca de 3%.

Fonte: Redação NN - Rodrigo Leitão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...