sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cooperação entre Brasil e Noruega agita mercado petrolífero

Nesta quinta-feira (04/08), a diretora da GIEK, Banco de financiamento de exportações da Noruega, Ulla Wangestad, falou sobre as Perspectivas de Financiamento e Garantias aos Fornecedores Noruegueses e apresentou, em sua palestra na feira Navalshore, no Rio de Janeiro, alguns pontos importantes de cooperação entre Brasil e a Noruega.

O GIEK tem seu braço preso ao governo, mas a diretora fez questão de salientar que o banco tem USD 25 bilhões independentes em caixa. Um dos objetivos do banco é promover as exportações norueguesas e buscar especialmente a cooperação entre os dois países, para uma troca de experiências e tecnologia a longo prazo. Segundo a diretora, o GIEK trabalha com garantias para o setor marítimo.

“Toda máquina ou equipamento para o setor de petróleo, onde temos 80% do nosso portfólio, têm que ter 30% de conteúdo norueguês. No Brasil, trabalhamos com 28 sondas de perfuração e nas plataformas”. De acordo com Ulla, o banco financia vários tipos de embarcações para o Brasil, dentre elas navios de perfuração, submarina e de construção. Em seu discurso final, a diretora do GIEK, disse que o banco tem uma parceria com a Petrobras de USD 1 bilhão de dólares, onde só um terço dessa garantia foi coberta. “A Petrobras é muito importante para nós”, completou

Fonte: Rodrigo Leitão - NN A Mídia do Petróleo - Cobertura Naval Shore 2011

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...