quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 anos de NN - A Mídia do Petróleo

A 5X Petróleo dessa semana é com o editor-chefe do NN - A Mídia do Petróleo, Gilberto Castro, que fala sobre o aniversário de 11 anos do veículo e sobre as expectativas para o futuro do portal e do setor em que atua.

1X) Neste dia 10 de agosto, o NN – A Mídia do Petróleo completou 11 anos. Qual a importância dessa data para a empresa?
Nesse período de tempo, nosso jornal consolidou-se como referência no mercado de óleo & gás. Hoje é o veículo básico para o profissional dessa indústria que queira estar bem informado sobre acontecimentos e tendências, no Brasil e no mundo. Comemorar 11 anos de existência demonstra que acertamos na receita. Nossa ideia é colecionar diariamente as notícias que realmente afetam o cotidiano das pessoas que influenciam e norteiam essa indústria, em posição de gerência ou na área técnica.

2X) Este ano, o NN passou por uma mudança, tanto de identidade quanto de estrutura do site. Como está sendo essa nova realidade?

Iniciamos o jornal como um veículo interno para disseminação da "cultura" petrolífera entre nossos funcionários. Logo a divulgação ampliou-se com a solicitação de nossos clientes da área de Logística para que também fossem incluídos na listagem de envio. Nesse momento o jornal era denominado Nicomex Notícias. Hoje, com divulgação ampla para mais de 30 mil leitores, consideramos que já é um veículo jornalístico com folego próprio. A alteração do nome para NN - A Mídia do Petróleo simboliza esse reconhecimento de independência.

3X) A cada dia percebemos o avanço das mídias digitais e, a reboque, a adequação de grandes veículos ao que esse espaço pode oferecer. Frente aos seus maiores concorrentes, o NN se posiciona como um veículo segmentado voltado, exclusivamente, para a internet. De que forma o senhor acha que o NN pode se aproveitar da grande rede para se desenvolver?
Estamos atentos a esse movimento do mercado. O uso das mídias sociais para atração de novos leitores e fidelização dos mesmos é fundamental. As mídias eletrônicas trazem uma revolução no jornalismo como nunca imaginamos. Sua democratização através das mídias sociais acentua essa realidade. O jornalismo está se reinventando. O NN está atento a esses movimentos e queremos estar na ponta com o aproveitamento dos novos recursos eletrônicos.

4X) O NN lida, diariamente, e essencialmente, com o setor petrolífero, mercado que está em alta no país. Na sua opinião, há muito campo para que essa indústria evolua mais ainda, gerando, assim, interesse por informações específicas?
No Brasil, é uma indústria ainda jovem e com muito campo para evolução. No mundo, é o centro dos grandes movimentos sócio-políticos, sejam acordos comerciais entre empresas ou nações e também, guerras. O petróleo é uma commodity muito sensível e sua cotação diária, algumas vezes com fortes oscilações, demonstra bem isso. O NN traz ao leitor todos esses movimentos e possibilita que conheçam bem o terreno sobre o qual tomarão suas decisões profissionais diárias.

5X) Como editor-chefe, quais destaques o senhor apontaria que deverão movimentar o setor petrolífero brasileiro e mundial, e, consequentemente, pautar o futuro da cobertura do NN – A Mídia do Petróleo?
Acredito que o desenvolvimento e otimização de todas as fontes de energia conhecidas pelo homem é fundamental para a continuidade de nossa existência no planeta. Todas, sejam esgotáveis e poluentes como a petrolífera ou renováveis e limpas, como a eólica, são necessárias e têm sua aplicação de excelência. Assim, em nosso NN, o leitor será constantemente informado, também, sobre energia atômica, bioenergia e outros. Todas essas energias estão, igualmente, em fase de descobertas de novas fontes e desenvolvimento de novas tecnologias.

Assim, não tenho dúvidas que teremos ainda muitas manchetes e assuntos para pautar nossas futuras edições. Nossos leitores podem ficar confiantes que divulgaremos tudo sobre a indústria de energia. Queremos comemorar outros 11 anos na lista de preferência do nosso público. Para isso vamos continuar trabalhando com profissionalismo, seriedade, integridade e inovação.
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...