terça-feira, 16 de agosto de 2011

Para um jornalismo com princípios

No último dia 9 as Organizações Globo produziram uma Carta de Princípios. O documento visa a orientar todos os seus três mil jornalistas quanto ao exercício da profissão. Neste, o jornalismo se define como um conjunto de atividades que, seguindo certas regras e princípios, produz um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas. No texto estão relacionados os atributos imprescindíveis à informação de qualidade, além da forma como este profissional deve se relacionar com o público, com as suas fontes, com os colegas e o veículo de trabalho.

A apreensão da realidade, a isenção do jornalista, questões éticas voltam à tona quando a “Era Digital” democratiza e confere maior alcance a informação. O direito à privacidade não deve ser burlado, as fontes devem estar aptas para falar a respeito do que são questionadas e os gostos pessoais e preconceitos não podem influenciar na notícia. É fundamental um esforço constante de avaliação daquele que busca a notícia, uma vez que a fronteira entre o público e o privado sempre foi tênue e perigosa.  No entanto, tais quesitos serão sempre abarcados conforme a opinião de cada veículo, que insere ali a sua ótica mediante crenças previamente estabelecidas.

O documento gerou grande polêmica entre os profissionais da imprensa nos fóruns de discussões na internet e a confusão aumenta quando não se sabe mais quem é ou quem não é jornalista e quando não existe mais a obrigatoriedade do diploma para se exercer a profissão. Segundo os donos das Organizações Globo, a Carta de Princípios não é propriamente um manual, mas um meio de enfatizar e balizar os procedimentos jornalísticos do grupo numa época em que a internet dá voz a diversos autores. Independente do veículo a que pertence é notório que todo jornalista deve se aproximar da realidade da forma mais assertiva possível. Para além de conhecimentos técnicos de apuração e realização dos textos jornalísticos, a publicação deste texto reforça o fato de que é a ética que deve estar acima de todas as questões.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...