sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Recorde não supre expectativas do mercado. Eles querem mais liquidez.

Bom dia! Hoje trago aqui uma matéria sobre as vozes que ecoaram no mercado financeiro depois da divulgação de resultados das gigantes Petrobras e Vale. É interessante notar que as empresas mais lucrativas no Brasil durante o período não atenderam a expectativa de alguns analistas - eles apontam a falta de liquidez, ou o tempo e custo das transações, como principal causa do desalento.

E mais, o NN usou um outro formato para organizar a mensagem desta matéria. Após a leitura, peço que deixem seus comentários no fim da página com suas opiniões sobre a esta forma de organizar a informação.

Petrobras e Vale ficam abaixo do esperado no mercado financeiro
Fonte: NN - Adriano Nascimento. Postado em 09.09.2011, 10:30 am


Decepção   Os lucros líquidos da Petrobras e Vale no primeiro semestre as credenciaram como as brasileiras mais lucrativas deste ano, atingindo a marca de R$ 21,928 bilhões e 21,566 bilhões respectivamente. Esta evolução foi recorde comparada com o mesmo período do ano passado. Entretanto, os resultados apesar de apresentarem crescimento, ficaram abaixo da expectativa dos analistas do mercado de bolsa de valores, em função dos custos e despesas operacionais atribuídas.

Comparação  Segundo fontes do mercado financeiro, o resultado obtido pela Vale foi melhor do que o da Petrobras em função do elevado preço do minério no mercado internacional e dos maiores volumes vendido no período. No caso da estatal, os custos de exploração e de refino atrapalharam a rentabilidade, assim como a defasagem dos preços da gasolina, que pressionaram as margens da empresa . A questão política vivida pela a Petrobras também foi levada em consideração, uma vez que os reajustes de combustíveis não seguem um padrão como no mercado internacional, sendo, no caso brasileiro uma decisão política do governo.

Pretensões 
 De acordo com analistas financeiros, as perspectivas para a Petrobras e Vale divergem, apresentando um cenário mais favorável para a mineradora em função de melhores fundamentos para o setor no qual atua.  “A forte demanda da China vem sustentando os preços do minério em níveis elevados e vem garantido volumes crescentes de venda de minério da Vale” , explicou um profissional do mercado, que prefere não ser identificado.


Dúvidas  Em relação à Petrobras, seus fundamentos são mais complexos em função dos elevados investimentos programados para os próximos anos, sendo que seus resultados terão impacto nos lucros futuros da estatal a longo prazo. Essa situação entre investimentos e retorno financeiro para a empresa tornam suas pretensões no mercado financeiro mais arriscadas e desafiadoras.


E ai, o que vocês acharam? Comente logo ali embaixo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...