quarta-feira, 27 de julho de 2011

Faperj lança edital contra déficit de engenheiros

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj) entrega nesta quarta-feira (27) os termos de outorga dos recursos de três editais: Apoio às Engenharias, Apoio à Inovação Tecnológica e Apoio ao Desenvolvimento do Design em Empresas Sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Os recursos dos três editais somam R$ 21,2 milhões. O incentivo, primeira ação da Faperj na área de qualificação profissional, vem no momento em que o país vive um problema de falta de mao de obra, especialmente em Engenharia. O edital de Apoio às Engenharias visa dotar as instituições de ensino e pesquisa do Estado de melhores condições técnicas e de infraestrutura para formação de recursos humanos em uma área que é estratégica, em virtude da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpicos e dos investimentos que o Rio de Janeiro está recebendo.

Serão financiados 31 projetos de 13 instituições, com recursos de R$ 4 milhões. Em abril, o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Agostinho Guerreiro explicava, em entrevista à coluna 5 X Petróleo do NN: "Na verdade, a falta de engenheiros começou a se acentuar com o crescimento econômico do Brasil, porque nos anos 80 e 90, as chamadas décadas perdidas, pelos economistas, foi exatamente o contrário. Não havia emprego para engenheiros e as escolas estavam esvaziando", diz ele.
Fonte:  NN Redação
Leia mais no NN sobre o edital da Faperj.

Um comentário:

Débora Martins disse...

A iniciativa da Faperj é boa, mas ainda é necessário muito empenho e investimento para atender às demandas de um mercado que está em pleno crescimento.
O mesmo vale para outras engenharias.
Parabéns pelo bleo blog!
Débora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...